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Principais dúvidas sobre prospecção de clientes, vendas e atendimento.

Como prospectar clientes?

A prospecção de clientes é a iniciativa que o empresário deve ter para aumentar as vendas e repor os clientes que serão perdidos naturalmente com o passar do tempo. Entre os principais métodos de prospecção, estão:
- Listas de clientes potenciais
- Indicações qualificadas
- Indicações de clientes
- Prospecção na Internet
- Visitas pessoais
- Ciclo de prospecção

Como definir as metas de vendas?

A definição das metas de venda parte do faturamento necessário para alcançar os resultados financeiros desejados, traduzido-se em volumes unitários de vendas dos diversos tipos de produtos. Deve-se, sempre, seguir uma série histórica, no caso de uma empresa já existente, ou em estimativas, no caso de uma empresa nascente.

Captura de Tela 2013 01 09 às 01.30.59 Principais dúvidas sobre prospecção de clientes, vendas e atendimento.

Como montar uma equipe de vendas?

A estrutura da área de vendas de uma pequena empresa depende dos seguintes fatores: dimensão da empresa; produto, ou serviço a ser comercializado; especificidades do produto, ou serviço; grau tecnológico do produto, ou serviço; dispersão geográfica dos atuais clientes; modelos de organização da equipe de vendas.

Como elaborar um cadastro de clientes?

Idealmente, podemos montar um cadastro de clientes utilizando-se das ferramentas de informática, ou então, podemos iniciar, de forma bem simples, a montagem de um banco de dados utilizando fichas de clientes, por exemplo. O cadastro de clientes deve conter um conjunto de informações que permita o aperfeiçoamento do relacionamento da empresa.

Como atender bem o cliente?

Atender com qualidade o cliente ou satisfazê-lo, é uma filosofia empresarial baseada na parceria. É fundamental compreender que, atender com qualidade o cliente não se resume em tratá-lo bem, com cortesia. Mais do que isso, hoje significa acrescentar benefícios a produtos e serviços, objetivando superar as expectativas dele. É necessário se estabelecer um canal direto de comunicação entre o cliente e a empresa, através do qual o primeiro é regularmente ouvido, com muita atenção, e suas críticas e sugestões são transformadas em especificações de melhores produtos e serviços.   Sebrae-SP.

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