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O whatsapp é a ferramenta de mensagens instantâneas mais famosa dos últimos tempos, e é muito difícil que alguém que tenha um smartphone, não use esse aplicativo. Sendo assim, a base de usuários do Whatsapp chega a mais de meio bilhão de pessoas no mundo, e é claro, como todo item de tecnologia que atinge muitas pessoas, o whatsapp não foge de se tornar uma ferramenta capaz de ser monetizada, ou seja, capaz de gerar dinheiro para seus usuários ou para empresas que até mesmo já anunciam pelo aplicativo.

No mundo dos imóveis, o whatsapp já vem se tornando muito utilizado pelos corretores na hora de negociar imóveis, vender, ou alugar, e isso tem acontecido por vários motivos que serão abordados aqui, onde o principal deles é a facilidade em entrar em contato com os possível clientes interessados neste ou naquele imóvel.

Nesse sentido, o whatsapp permite ao corretor entrar em contato imediato com o cliente, porém, é interessante que algumas regras de etiqueta online sejam seguidas para que tudo corra bem com esse novo e moderno tipo de atendimento.

Boas maneiras no whatsapp

Dessa maneira, é importante que o corretor primeiramente verifique se pode adicionar o cliente no aplicativo, sendo assim, pergunte ao cliente se ele gostaria de conversar com você por whatsapp para facilitar a comunicação, se a resposta for positiva, pronto, você já possui uma poderosa arma para entrar em contato com ele.

Porém, é importante também que o corretor tenha bom senso e entenda que o whatsapp é uma ferramenta voltada para o uso pessoal, e que por isso, é interessante que o corretor não abuse da intimidade com o cliente, mandando mensagens mais naturalmente, e apenas se houver uma boa recepção do cliente, caso o contrário você pode estar correndo o risco de estar incomodando, ao invés de estar no caminho para um bom negócio.

Nesse sentido, é interessante que o corretor não envie muitas mensagens ao clientes, mas apenas aquelas essenciais, afim de estabelecer uma conversa em relação ao negócio, nunca enviando mensagens de bom dia, boa tarde, boa noite, correntes, piadas, etc. A ferramenta com o cliente deverá ser utilizada apenas para fins profissionais.

Melhorando o atendimento ao cliente

O whatsapp é uma ferramenta interessante por causa da agilidade e da praticidade na qual um vendedor, corretor ou qualquer outra pessoa pode entrar em contato com o cliente. Nesse sentido, o aplicativo pode ser utilizado, inclusive, para melhorar a experiência do cliente, onde ele poderá servir como um ótimo canal de SAC, onde o corretor poderá tirar dúvidas do cliente e fazer esclarecimentos, além de combinar horários de visitas a imóveis, etc.

Melhorar o atendimento ao cliente significa também fortalecer o vínculo com o cliente, onde agora ele possui um contato muito facilitado com você, e não hesitará em entrar em contato sempre que precisar de um corretor.

Outros fatores importantes no atendimento ao cliente estão relacionados ao fato de que se utilizado de maneira correta, o whatsapp pode mostrar ao cliente que ele possui um atendimento personalizado vindo do contador, onde este estará pronto para atendê-lo a qualquer hora, respondendo a necessidades e expectativas, fazendo com que o cliente se sinta importante.

Os fatores da urgência e agilidade são também muito importantes, uma vez que com o whatsapp o cliente poderá fazer solicitações urgentes, e poderá se mostrar interessado em fechar um negócio de compra, venda ou aluguel o mais rápido possível, economizando tempo para ambos e tornando a negociação mais ágil.

Quanto a agilidade, é importante também possuir um material online pronto, que possa ser compartilhado por whatsapp e que esteja de acordo com as expectativas do cliente, como por exemplo, as fotos e descrições de imóveis pelos quais ele se interessou. Nesse sentido, ter todas essas informações na palma da mão, fará com que o cliente se sinta mais confortável em fazer novas perguntas, analisar situações e fechar um negócio de forma rápida e prática.

Demais funcionalidades

Além de ser um ótima ferramenta para entrar em contato com o cliente de forma facilitada, o whatsapp pode ainda ser muito interessante servindo como um meio de divulgar promoções e oportunidades, informações relevantes, e criar vantagens para os clientes que fazem uso do aplicativo.

Nesse sentido, no quesito promoções, o corretor poderá selecionar vídeos, imagens e áudios criados com o foco em seu marketing para enviar para os clientes, que poderão se mostrar mais interessados em interagir com aquelas promoções, aproveitando o momento para fechar um negócio em que já vinham pensando a algum tempo. Esse tipo de estratégia funciona principalmente para aqueles clientes que quase chegaram ao final da negociação, mas que por algum motivo, desistiram, e também para novos clientes que estão interessados em ganhar benefícios.

Falando em benefícios, criar vantagens para os usuários do whatsapp também pode ser interessante, onde o corretor poderá oferecer por exemplo, ofertas e materiais exclusivos para aqueles clientes do aplicativo, ou ainda, fornecer descontos para as negociações que estejam sendo encaminhadas por ele. Dessa maneira, o corretor poderá aumentar sua lista de contatos no whatsapp, facilitando a comunicação com mais clientes.

Distribuir conteúdo informativo e que interesse aos clientes também é uma ótima maneira de manter o contato com eles. Dessa maneira, se alguma negociação esfriou por algum motivo, tente enviar algum conteúdo relevante para aquele cliente em especial e veja se ele responde bem as suas intenções. Essa é uma estratégia que pode funcionar muito bem.

Lembre-se que o whatsapp é um aplicativo que torna a comunicação muito facilitada, porém, não é por isso que você deverá se tornar inconveniente com os seus clientes, sendo assim, utilize o aplicativo para entrar em contato com o cliente em situações onde enviar uma nova informação se faça necessário, ou para dar seguimento a uma conversa após uma reunião presencial, acertando alguns detalhes, perguntando se existem dúvidas em relação a alguma coisa, e se o cliente já possui alguma posição sobre o negócio. Caso aconteça do cliente perder o interesse, pergunte se ele gostaria de olhar outras possibilidades, ou de um novo encontro, se ainda assim ele parar de responder não mande mais mensagens, mais aguarde pelo interesse dele novamente, mandando algum boletim informativo apenas algumas semanas depois do ocorrido, na tentativa de recuperar o cliente. Não seja invasivo e nem inconveniente, mas seja apenas um pouco insistente.

Apesar de todas as vantagens que o whatsapp oferece, é importante que o corretor esteja atento ao fato de que ele é apenas mais uma ferramenta na hora de entrar em contato com o cliente e de fechar um negócio, onde é claro que conversas presenciais deverão acontecer vez ou outra nesse sentido. Sendo assim, utilizar o whatsapp de maneira que ele facilite compras, vendas, e negociações é uma poderosa ferramenta, e que deve sim ser bastante utilizada, porém, esteja atento as preferências de cada cliente e não faça do whatsapp sua única maneira de entrar em contato com eles. Use o aplicativo a seu favor.

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