verde

Ainda que sempre tenham existido pessoas preocupadas com o meio ambiente, foi nos anos 60 que a preocupação com o ecossistema espalhou-se pelo mundo. Se a onda hippie daquela época foi a responsável por isso, as posteriores descobertas da ciência com respeito aos prejuízos causados pela poluição, pela matança indiscriminada de animais e pelo uso generalizado de agrotóxicos não deixaram o assunto sair de cena.

Hoje, é grande e crescente o número de pessoas que tornaram o cuidado com o meio ambiente como uma prioridade em suas vidas. Em geral, este é um público exigente e disposto a pagar mais por um produto que respeite o planeta e ofereça um modo de vida mais simples e ligado à natureza. E você irá reconhecer este público imediatamente pelo tipo de perguntas que ele irá fazer, por isso fique atento a algumas entre as mais comuns.

Eles irão questionar sobre sustentabilidade

Pessoas preocupadas com o meio ambiente irão fazer perguntas sobre o processo de construção do imóvel. A área onde o imóvel foi construído foi licenciada pelos órgãos de proteção ao meio ambiente? Os materiais usados são sustentáveis? A madeira utilizada foi certificada? Tenha essa e outras respostas na ponta da língua, tendo inclusive todos os documentos que comprovem isso em mãos e digitalizados para envio imediato, caso sejam solicitados.

Eles irão questionar sobre eficiência

Outro ponto bastante provável a ser abordado são as possíveis medidas tomadas para o uso eficiente dos recursos ambientais. Nesse quesito estarão as dúvidas relacionadas ao consumo de água e de energia elétrica, uso e distribuição de luz solar dentro do imóvel, e reciclagem de resíduos sólidos. Reserve algumas horas do seu tempo para entender esses processos e saber explicar possíveis medidas tomadas pela construtora ou pelo condomínio nesse sentido.

Eles irão questionar sobre verde

Como não poderia deixar de ser, este público gosta de áreas verdes internas e darão preferência a imóveis que já contem com essa possibilidade ou que possam ser adaptados. Muitos deles são adeptos da jardinagem e do cultivo de seus próprios alimentos, por isso irão querer espaço para isso. Peça dicas a um arquiteto ou design de interiores sobre esse assunto, para ter sugestões prontas sobre como trazer a natureza para dentro do imóvel que você está vendendo ou alugando, caso isso não tenha sido previamente pensado para o empreendimento.

Além dessas dicas apresentadas, aproveite para analisar seu site e outros canais de venda, além de materiais promocionais. Você usa papel reciclado e faz impressão em papel apenas quando é extremamente necessário? A descrição dos seus imóveis conta com observações sobre a sustentabilidade do mesmo? Demonstrar que você também está atento ao meio ambiente vai torná-lo mais confiável aos olhos desse tipo de cliente, que poderá decidir comprar ou alugar sua nova residência com você por esse motivo.

Os “clientes verdes” são apenas um dos tipos de clientes que um corretor de imóveis deve conhecer a fundo. Também existem os clientes de terceira idade, executivos, geeks e pet lovers, e vale a pena saber um pouquinho mais de todos esses!

Comentários

comentários