A importância de estar atento as mudanças das necessidades dos consumidores

No mercado de consumo, muitos são os motivos nos quais um consumidor é levado a comprar certo produto, nesse sentido, uma análise em relação ao público alvo de uma empresa, pontuando o quais são suas necessidades e desejos é de extrema importância na hora do planejamento de vendas, visando uma maior margem de lucros.

Necessidades primárias e secundárias são aquelas que determinam a escolha por um produto, onde, dessa maneira, as necessidades primárias se fazem em relação a aquilo que o indivíduo necessita em sua vida, mas não determina a marca a ser comprada, onde a determinação e escolha em relação a marca ocorre através das necessidades secundárias dos consumidores, que está mais relacionada a questões de identidade visual, preço, qualidade, etc.

Nesse sentido, o marketing tem papel primordial em perceber as mudanças nas necessidades dos consumidores, passando a atuar para a atender essas necessidades, conhecendo muito bem o público-alvo e suas expectativas, e trabalhando para manter o consumidor satisfeito com o produto ou serviço oferecido pela a empresa.

Sendo assim, estar atento as mudanças de comportamento do consumidor é fator crucial para determinar o planejamento de vendas, as questões relacionadas a propaganda, e para manter e aumentar os lucros é claro.

A constante modificação do comportamento do consumidorA importância de estar atento as mudanças das necessidades dos consumidores

Hoje em dia, as tendências de comportamento do consumidor tem variado bastante, e isso acontece de diversas maneiras, onde por exemplo, em alguns momentos os consumidores prezam por maior qualidade não importando o preço, e em outros casos ele preferem um bom preço em detrimento da qualidade. Nesse sentido, muitas empresas devem manter seus profissionais que estudam o mercado sempre atentos quanto a essas mudanças, onde elas nortearão o comportamento, o planejamento de vendas, e até mesmo mudanças a serem feitas em alguns produtos em detrimento da situação do mercado.

Ainda que o produto em si não sofra nenhuma mudança significativa, os consumidores estão atentos também as propagandas em relação a aquele produto, os preços praticados, a sua embalagem, ao atendimento que recebem da empresa quando é necessário, a presença da empresa em redes sociais, campanhas publicitárias, etc. Nesse sentido, todos esses pontos podem fazer com que um consumidor se torne mais ou menos inclinado a comprar determinado produto, e por isso, é muito importante conhecer o que cada um deles espera para assim garantir boas vendas.

Estar atento ao comportamento do consumidor é então muito importante para manter os produtos de uma empresa competitivos com o mercado, e também na hora de lançar novos produtos que deverão agora atender as expectativas desses consumidores.

Nesse sentido, os consumidores de hoje estão ligados a questões relacionadas a qualidade e o preço, onde eles não querem mais produtos baratos e de má qualidade, e nem produtos muito caros de ótima qualidade, mas sim produtos com um preço médio justo e compatível com o mercado, e de qualidade boa. A qualidade e o preço tem sido os dois fatores de maior peso na decisão de compra, porém, existem ainda outros fatores que ajudam o consumidor a escolher qual produto comprar.

Dessa forma, entra nessa conta as questões relacionadas a campanhas publicitárias, a imagem que o produto e a empresa passam, onde essa imagem deve ser muito positiva, a preocupação daquela empresa com questões como meio-ambiente, informações sobre como o produto foi feito, etc. Sendo assim, estudar o público-alvo e conhecer o que ele espera de seu produto é essencial para tomar atitudes que venham a agradar o consumidor.

Sendo assim, não necessariamente o produto mais caro do mercado será o melhor em questão de qualidade, e o que irá determinar a decisão de compra do consumidor serão os fatores de diferenciação de cada produto, aliados a boa qualidade e preço compatível.

É possível então perceber que hoje em dia as empresas não devem mais estar voltadas para a produção e para o que elas acreditam ser melhor em relação ao produto, mas devem prestar atenção ao mercado, a concorrência, e principalmente a o que o consumidor final espera em relação a esses produtos, superando expectativas e atendendo necessidades, o que trará um bom fortalecimento da marca junto ao consumidor, e consequentemente junto ao mercado.

Os principais fatores de decisão de compra

Sendo assim, trabalhar em cima de 3 importantes quesitos é essencial para manter o produto entre os melhores, e sempre atendendo as expectativas dos consumidores. Esses 3 quesitos são:

Qualidade: A qualidade do produto é o principal quesito pelo qual um consumidor decide compra-lo, uma vez que ele irá procurar entre todas as marcas disponíveis, a que lhe apresenta melhor qualidade, melhores resultados e que lhe agrada mais. Porém, a qualidade não é fator único determinante da decisão de compra.

Preço: O preço juntamente com a qualidade é outro fator de extrema importância na decisão de compra, onde um produto deverá ter boa qualidade, mas não poderá ter um preço acima do nível de mercado, tendo as empresas que se esforçarem para cortar custos, e oferecer produtos de boa qualidade a preços competitivos. Nesse sentido, são muitos os produtos que unem qualidade e preço, e dessa maneira, outras questões quanto as necessidades dos consumidores vem à tona.

Fidelização: Um cliente se torna fiel a um produto se encontrar qualidade, bom preço, e reconhecimento da marca como um fator que faz com que o consumidor se sinta bem e se sinta orgulhoso em adquirir. Nesse sentido, uma empresa deverá investir no fortalecimento da marca, em campanhas publicitárias que estejam de acordo com o perfil do consumidor, em embalagens que agradem o consumidor, e outras ações que façam com que ele esteja sempre fiel a marca.

Essas preocupações com as necessidades dos consumidores são importantes uma vez que a competitividade entre produtos que possuem bom preço e boa qualidade tem aumentando bastante, e são justamente os fatores de diferenciação que farão com que os consumidores se mantenham fiéis a marca.

Sendo assim, investir nas necessidades dos consumidores e possuir um setor que esteja sempre estudando o comportamento do consumidor é essencial para se manter no topo de qualquer mercado.

 

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