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Se você quer vender mais imóveis, chegou a hora de assumir a tarefa com unhas e dentes, e abraçar as estratégias que trazem melhor resultado dentro e fora do mercado imobiliário atualmente.

Não sabe do que estamos falando? Então, confira a seguir 6 dicas que vão garantir um volume maior de vendas para a sua imobiliária hoje e sempre.

 

1 – Venda o imóvel que o seu cliente quer

Para vender mais, é preciso entender o que seu cliente quer em primeiro lugar. Mas, por incrível que pareça, não é isso o que muito corretor faz. Para uma turma de desavisados, a regra é empurrar para o cliente o imóvel que paga a melhor comissão custe o que custar.

Neste grupo estão os corretores que querem vender um imóvel com uma garagem para quem já tem dois carros, dizendo que dá para estacionar  na rua, que é super seguro, etc. Enfim, você conhece o tipo.

Por mais que essa modalidade de corretor acabe fechando alguns negócios, ele não fecha muitos. E, para conseguir essas poucas assinaturas, ele gasta um bom tempo apresentando imóveis para quem não vai comprá-los. Ele atira para qualquer lado, como se diz popularmente.

Se você quer atirar no alvo, venda o imóvel certo para o cliente certo. Conte com um portifólio de imóveis diversificado e de qualidade, descubra de que tribo o seu cliente faz parte, quais seus sonhos, analise a expressão corporal dele, etc. Assim, você irá fechar contratos muito mais rapidamente, e com clientes que estarão satisfeitos com o seu atendimento.

 

2 – Não deixe para depois

Estava em um seminário e alguém te parou durante o coffee break dizendo que está buscando um imóvel. O que você faz? Entrega seu cartão e pede para ele entrar em contato com a sua secretária para marcar uma reunião?

Se essa é a sua atitude, é bem possível que você perca esse cliente para um corretor mais rápido do que você.

O que você deve fazer é o seguinte:

  • Faça algumas perguntas para entender o que o cliente quer de verdade (leia o tópico acima de novo, se for preciso)
  • Abra seu tablet ou laptop e mostre o seu portifólio de imóveis, já filtrando as opções de acordo com o que você ouviu dele.
  • Envie para o e-mail do cliente os materiais promocionais dos imóveis que ele mais gostou, caso ele precise mostrar o que viu para outras pessoas, ou queira pensar melhor, etc.
  • Abra o aplicativo de gerenciamento de eventos no seu smartphone e pré-agende com ele uma visita informal a um ou dois empreendimentos.

Assim, você já deixa o seu potencial cliente com meio caminho andado e com compromisso marcado com você. Com isso, ele provavelmente não irá buscar outro corretor antes de ouvir o que você tem a oferecer e será muito mais fácil fechar negócio depois .

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3 – Ofereça algo a mais

Fazer o que todo mundo faz, é fácil. O difícil é se destacar no meio de um mar de corretores. Se você quer ser notado e vender mais, você precisa oferecer algo diferenciado.  E este algo a mais deve ser uma coisa de que o seu cliente realmente precisa – nada de brindes ou cartinhas de parabéns pela casa nova!

Pense, por exemplo, em oferecer:

  • apoio jurídico para quem não quer se envolver com a parte burocrática que vem com a compra de um imóvel.
  • consultoria para aprovação do financiamento imobiliário junto a bancos.
  • suporte para mudança de endereço, como seleção de transportadoras de confiança.
  • visita guiada ao novo bairro, para descobrir o que há de interessante por lá.
  • apoio em design de interiores, arquitetura e reformas.

Essas são apenas algumas coisas simples que você pode oferecer por meio de parcerias com profissionais especializados, e sem muito custo para você, mas que irão deixar o seu cliente pensando que é melhor fechar negócio com a sua imobiliária. Identifique outras opções e destaque-se.

 

4 – Mantenha contato com o seu cliente

Depois de fechar o contrato, você não pode esquecer daquele cliente e passar para o seguinte. Mantenha contato, busque feedback, e garanta que irá contatá-lo de vez em quando para saber como as coisas vão indo na nova residência. E não deixe para fazer isso apenas no Natal e no aniversário dele, pois soa falso e oportunista.

Com esse tipo de atitude, suas chances de ser o seu nome que ele irá indicar para um colega ou parente em busca de um imóvel serão muito maiores. E este negócio inicial pode acabar gerando um número infinito de novos contratos para você, graças  à melhor propaganda de todas: o boca a boca.

 

5 – Use relatórios e estatísticas

Quer saber como, onde e para quem você pode vender mais? O segredo disso está nas tão temidas estatísticas. Hoje, o mercado imobiliário conta com um grande número de consultorias e empresas gerando relatórios e dados essenciais e atualizados, por isso você não tem desculpas.

Assim, use esses dados, consulte-os regularmente, e direcione as suas estratégias de acordo com o que os números dizem. Claro que um pouco da sua intuição também deve ser levada em consideração, mas informações concretas irão ajudá-lo a concretizar os seus objetivos da forma mais sábia.

 

6 – Seja honesto

Por último, a regra de ouro: seja honesto com o seu cliente. Nada de mentir, aumentar as vantagens, oferecer o que não tem e prometer o que não pode cumprir. Mesmo que você saia ileso na maioria das vezes, mais cedo ou mais tarde alguém irá descobrir seus truques. E reputação, uma vez manchada, é quase impossível limpar.
Estão aí as 6 dicas que você precisa ter em mente se quiser aumentar suas vendas em um prazo curtíssimo. Abrace hoje mesmo essa mudança de atitude e garanta mais negócios para a sua imobiliária!

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