networking

Para cuidar de sua carreira, aprenda a fortalecer os relacionamentos com os seus contatos online.

Dez dicas para fazer networking nas redes sociais

Apesar de estar conectado com vários amigos e colegas de trabalhos no Facebook, Twitter e LinkedIn, você mal tem tempo para acompanhar as atualizações e interagir de uma maneira produtiva para sua carreira, não é mesmo?

Para te ajudar a fazer networking e fortalecer os relacionamentos profissionais nas redes sociais, a Business Insider publicou uma lista com dez dicas. Confira a seguir!

1. Dê os parabéns
Quando um colega é promovido ou muda de área, comemore com ele e pergunte sobre a mudança. A aproximação também cria a oportunidade de colocar outros assuntos em dia e atualizá-lo sobre o seu status profissional.

2. Deixe pistas a seu respeito
Sempre que tiver a chance, deixe as pessoas saberem quais são as suas habilidades e interesses. Assim, elas poderão te procurar quando surgir uma oportunidade relacionada ao que você faz.

3. Comunique-se fora do ambiente online
Hoje em dia, tudo acontece online. Justamente por isso, o que é realizado fora do ambiente virtual ganha destaque. Para conseguir a atenção de alguém, que tal escrever um bilhete de próprio punho ou entregar uma sugestão de leitura pessoalmente, em vez de enviar o link?

4. Peça opinião
Lembre-se de aproveitar a experiência e o conhecimento dos contatos que estão em sua rede. Embora seja importante não importunar demais as pessoas, procure-os quando você souber que um dos seus contatos poderá ajudá-lo em algum assunto. Além de agradecer a ajuda, informe-se sobre outros assuntos, durante a conversa.

5. Encontre as pessoas
É importante manter um contato real com as pessoas, marcar encontros, almoços, happy hours. Para conexões distantes, tente marcar um encontro quando souber que um dos dois estará na mesma cidade.

6. Sugira links, mas de forma personalizada
Você viu um link que talvez interesse um colega? Envie para ele! Mas explique porque o conteúdo te lembrou da pessoa e como achou que poderia ser útil para ela. Só não exagere – não é legal lotar a caixa de mensagens de ninguém.

7. Apresente os amigos
Se você sentir que apresentar um amigo para algum contato pode ser benéfico para ambas as partes, faça isso! Ambos irão te agradecer depois.

8. Faça um check-in
Não encontrou nenhuma razão para falar com um contato? Pergunte sobre a carreira dele, atualize-o a respeito da sua e agradeça pelo fato da pessoa aceitar fazer parte da sua rede profissional. Não fique de papo furado.

9. Mantenha sua lista de contatos em dia
Ao se conectar com tantas pessoas é normal que algumas não se lembrem porque você faz parte da rede delas. Faça uma limpeza periódica em seus contatos, retome os contatos que interessam e reforce que, apesar do distanciamento, você quer saber as novidades.

10. Não seja sufocante
Assim como os vinhos, que precisam respirar para que os verdadeiros aromas e sabores das bebidas venham à tona, as redes profissionais precisam de ar e tempo para render frutos.  Tome cuidado ao alimentar sua rede e deixe as pessoas que participam dela respirar.

Por Rachel Sciré

 

 

Comentários

comentários