shutterstock_186100331

A internet é um espaço totalmente aberto e coletivo, um local onde cada um pode expor suas ideias a qualquer momento e de qualquer maneira. Por isso, podemos dizer que hoje todo mundo possui uma reputação online, mesmo que não saiba. Essa imagem virtual é criada a partir de informações compartilhadas em redes sociais, blogs, comentários, fotos, vídeos e links. Qualquer um que navegue pela web tem acesso a essas informações e pode usá-las para fazer qualquer tipo de julgamento.

Uma pesquisa encomendada pela Microsoft constatou que, entre os gerentes de contratação e recrutadores dos EUA pesquisados, 79% costumam procurar informações online sobre a reputação de candidatos a empregos, e 70% já recusaram candidatos com base no que encontraram na rede. Isso significa que a ideia de liberdade de expressão que a internet oferece aos usuários pode ser também uma grande armadilha para sua reputação.

Ter certos cuidados na hora de se expor nas redes sociais, por exemplo, é essencial para manter uma boa imagem, principalmente porque a maioria das falhas acontecem justamente nas redes sociais, espaços em que as pessoas se sentem ainda mais livres. Ter consciência de etiqueta pessoal e profissional é importante em qualquer ambiente, inclusive no digital.

Veja algumas dicas importantes para manter a reputação online intacta:

1. Pesquise seu nome no Google

Para saber o que as pessoas podem descobrir sobre você, pesquise seu nome no maior site de buscas da internet e veja se encontra textos, fotos ou vídeos comprometedores. Comentários inadequados em sites e blogs também podem influenciar bastante durante um processo seletivo. Se encontrar algo indesejado, remova. Se não conseguir remover, procure ajuda especializada.

2. Redes sociais

Altere as configurações de privacidade das redes sociais e delete todo conteúdo impróprio. Se o resultado não puder ser removido, entre em contato com os administradores da rede. Uma opção é criar um perfil profissional e manter o pessoal bloqueado.

4. O que um cliente procura?

A vida online pode ser reflexo da personalidade do usuário. Com informações encontradas na internet, o cliente pode formar o perfil do corretor. Opiniões polemicas, fotos e vídeos comprometedores influenciam a posição dentro de uma escolha por um bom profissional.

5. Como melhorar a reputação online?

Procure sempre publicar informações positivas a seu respeito na internet. Quem possui contas de blogs, Twitter, Facebook e LinkedIn, pode usar a ferramenta a seu favor. Poste opiniões e textos que condizem com a sua profissão e use uma linguagem adequada.

O mais importante é ficar atento para expor apenas o que realmente deseja e acredita. Lembre-se: nunca poste algo nas redes sociais, que você não falaria para uma multidão.

Comentários

comentários