metodologia 5s

Aplicar a metodologia 5S no seu dia a dia pode ser o que faltava para garantir melhores resultados para o seu trabalho de corretor de imóveis. Essa ideia japonesa tem sido uma das estratégias de gerenciamento preferidas de muitas grandes empresas, mas pode ser aplicada a qualquer modelo de negócio que vise produtividade, alto desempenho e lucros crescentes.

O nome 5S vem dos cinco passos cuja implantação e continuidade são sugeridas por essa metodologia: Seiri (utilização), Secton (arrumação), Sciso (limpeza), Seiketsu (normatização) e Shitsuke (disciplina). E as vantagens de trazer essa proposta para o seu ambiente de trabalho tem muitas vantagens:

Atendimento mais rápido

Mantendo tudo organizado fica muito mais fácil ser rápido e preciso nas respostas aos seus clientes. Assim, verifique quais informações e materiais (promocionais ou não) você tem disponível, de quais você realmente precisa (e descarte o restante) e organize-os de forma eficiente, por meio de arquivos virtuais que evitam o acúmulo desnecessário de papel. Você ficará surpreso como tudo será mais simples com tudo ao alcance de suas mãos.

Redução de despesas

Além disso, compreendo aquilo que você realmente precisa e definindo seus objetivos fica muito mais fácil verificar quais despesas são irrelevantes para seu negócio e em quais é preciso investir mais. Com isso, você também irá evitar a compra duplicada ou solicitação de materiais que você já tem – coisa que acontece com frequência em muitos escritórios.

Atendimento de qualidade

Adotando o Seiketsu (normatização) e o Shitsuke (disciplina), a qualidade do serviço que você presta irá melhorar e muito. Normatizar e disciplinar, ao contrário do que muita gente pensa, não é criar uma camisa de força. A ideia envolve a criação de manuais e normas que evitam esquecimentos e garantem uma voz única dentro da empresa. Isso é especialmente importante em imobiliárias e escritórios com mais de um corretor à frente dos negócios, evitando contradições e perda de tempo com pedidos de autorização. Seu cliente também se sentirá mais seguro e satisfeito ao saber o que, quando e como será feita cada etapa do trabalho contratado.

Estas são apenas algumas das melhorias que a metodologia 5S pode trazer para a sua atividade de corretor de imóvel. Aprofunde seus conhecimentos sobre essa ideia e adapte-a às suas necessidades particulares. Você não irá se arrepender!

Comentários

comentários