chave

O marketing é hoje uma das ferramentas mais importantes para o mundo dos negócios. Frequentemente ouvimos esta palavra em nosso dia a dia, principalmente no senso comum. Quem nunca ouviu falar que certa pessoa só fez algo por puro marketing? Todos nós, pelo menos uma vez. Mas, este é um conceito errôneo utilizado pela população para definir uma atitude que pareça interesseira.

Na verdade, o marketing vai muito além de uma simples ação ou reação. Ele é uma ciência que demanda estudo, pesquisa e estratégia. Em suma, o conceito de marketing está baseado em suprir as necessidades, anseios e desejos de uma população através de uma relação saudável entre pessoas e organizações. E isso envolve uma série de fatores.

O primeiro princípio do marketing é encontrar uma necessidade. No mercado imobiliário, por exemplo, a necessidade do nosso cliente é simples: morar. Mas, com o avanço do mundo moderno, dotado de informações e exigências, nossos clientes não querem apenas morar. Eles querem conhecer o bairro, com a melhor infraestrutura e que exista equilíbrio entre custo e benefício.

O lado positivo é que hoje existem diversos tipos de desejos e anseios para as mais variadas populações. Por isso, é comum vermos ideias surgindo à medida em que são detectadas novas necessidades. Por outro lado, a concorrência está mais acirrada, e ainda que você tenha uma ideia pioneira, ela deve ser bem executada. Os canais de reclamação hoje são grandes e qualquer deslize pode sujar sua imagem no mercado.

Segundo Peter Drucker, um dos ícones da Administração, “o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua”. Ou seja, a ideia é que o cliente sinta-se tão à vontade com o produto que ele mesmo faça questão de compra-lo. Para isso, é preciso identificar no nosso público-alvo quais as suas necessidades e apresentar a melhor solução para os seus desejos.

A chave então para um marketing bem sucedido é, em primeiro lugar, conhecer o seu cliente. Seja comunicativo, converse com pessoas, seja flexível com novos pensamentos e trate todos com o mesmo respeito.

 

Comentários

comentários