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Um dos principais resultados alcançados por quem investe em produtividade, é a prestação de  um atendimento cinco estrelas para os seus clientes.

Para atingir esse objetivo, a palavra-chave é mobilidade. É preciso estar pronto para trabalhar esteja onde estiver, pois quem deixa cliente esperando não fecha contrato.

Você vai encontrar abaixo os passos essenciais que você deve tomar para unir produtividade e mobilidade na sua imobiliária (e, aumentar os lucros, consequentemente).

Você vai perceber que é muito fácil do que você imaginava.

 

DIMINUA O ESPAÇO FÍSICO

Já foi o tempo em que grande empresa era sinônimo de escritório grande. O tamanho do espaço físico há muito deixou de representar volume de negócios, com marcas de renome internacional apostando em trabalho móvel e virtual.

Imobiliárias já nasceram dentro dessa tendência, pois corretores passam pouco tempo dentro do escritório. Por isso, para que gastar muito com aluguel e com mobiliário que serão raramente usados.

Isso não significa que você simplesmente deva ignorar a importância de um bom local para ser a sede da sua imobiliária. Afinal, você vende localização e seu escritório é parte de seu portifólio. Mas, o que você deve ter é um local pronto para atender às seguintes funções:

 

  • Reuniões com clientes e parceiros

 

De vez em quando, pode ser necessário atender a um cliente na sua sede ou receber um parceiro para negociar um acordo. Por isso, é preciso que você conte com uma sala que demonstre a qualidade do serviço que você presta. Essa sala de reunião/apresentação não precisa ser exclusiva de nenhum corretor, e sim estar livre para ser reservada por quem tiver interesse, já que a demanda, possivelmente, não é tão grande assim.

 

  • Espaço de convivência

 

É interessante contar com um espaço para que os corretores possam conversar e trocar ideias. Pode ser a própria sala de reunião,  mas o ideal é que seja algo mais informal. Se esse tipo de solução não combina com os valores da sua empresa, eventos de confraternização em ambientes externos podem ser uma  alternativa, desde que a frequência destes seja razoável.

Fora isso, estações de trabalho são o suficiente para atender o que os seus corretores precisam fazer no dia dia, como redigir relatórios e contatar clientes. No mais, uma recepção de qualidade é tudo do que a sua imobiliária precisa.

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DIMINUA A QUANTIDADE DE PAPEL

Você deve ter percebido que área para arquivo, contabilidade e outras funções do tipo não foram citadas no item anterior. E isso tem uma razão.

Essas e outras atividades podem ser feitas e arquivadas virtualmente de forma fácil, simples e barata. Sim, é verdade que alguns documentos confidenciais continuarão a existir, mas eles irão caber em algumas gavetas, ou em um cofre, com certeza.

  • Digitalize documentos e materiais

Para manter documentos e materiais promocionais seguros e ao seu alcance, opte por digitalizá-los e disponibilizá-los em servidores na nuvem (cloud storage). Já informações confidenciais podem ser arquivadas em servidores exclusivos com senha personalizadas.

Além da vantagem óbvia em termos de espaço físico, os seus materiais promocionais poderão ser enviados para seus clientes por e-mail ou outras formas de transmissão online assim que a demanda aparecer. Ou seja, nada mais de voltar para o escritório para buscar determinada brochura ou fotografias de empreendimento.

  • Aposte no atendimento virtual

Com todo mundo correndo contra o tempo, seus clientes ficarão felizes em poder resolver a maior parte do procedimento de compra de uma casa virtualmente. Assim:

  • Conte com um site completo, com o máximo de informação possível sobre cada um de seus imóveis, incluindo fotografias em alta resolução e visitas virtuais.
  • Disponibilize as suas apresentações públicas, peças publicitárias e outros materiais em mídias sociais, como o Slideshare, Facebook, YouTube, Twitter, entre outros.
  • Ofereça atendimento online por meio de Skype, Viber, ou uma ferramenta de chat integrada ao seu website.

 

TRABALHE NA RUA

Uma das formas mais eficazes de aumentar a sua produtividade é fazer cada segundo valer a pena.

E, para  isso, você precisa ser capaz de trabalhar esteja onde estiver, mesmo preso no trânsito ou enquanto aguarda uma reunião.

Além disso, muitas vezes, você vai preparado para vender um determinado imóvel, e seu cliente muda de ideia de uma hora para outra, e quer que você mostre algo completamente diferente.

Nesse caso, ou você conta com todas as informações de que precisa na palma da mão, ou terá que começar do zero – o que significa perda de dinheiro e de tempo.

Para atingir esse objetivo, você e sua equipe precisa contar com ferramentas que permitam o trabalho móvel e virtual. E aqui vão algumas delas:

  • Compre um tablet (se você ainda não tiver um)

Ainda que muita coisa possa ser feita a partir de um smartphone, a verdade é que apresentar um imóvel na telinha do celular não resolve muito. Por isso, o interessante é que você e sua equipe de corretores contem com tablets para usar durante reuniões com clientes.

Nesse quesito, tanto aparelhos Android quanto iOS (Apple) são de ótima qualidade e irão atendê-lo sem maiores problemas.

  • Instale aplicativos que facilitem a sua vida

Agora que você já tem um smartphone e um tablet, instale os aplicativos certos. Conte com opções voltadas para a redação e compartilhamento de arquivos (como o GDrive), anotações (Evernote) e gerenciamento de imobiliária (AppCi).

Conheça bem os seus aplicativos e evite instalar mais um antes de conhecer bem os que já tem. Alguns aplicativos complementam-se, e outros oferecem apenas mais do mesmo.

 

Em resumo

Atendimento móvel é mais do que uma tendência. Trata-se de uma solução de gerenciamento de empresas com resultado comprovado.

Imobiliárias de sucesso garantem que seus corretores possam trabalhar utilizando as melhores alternativas disponíveis em termos de tecnologia.

E o melhor: gastando muito pouco ou quase nada.


Não deixe a sua imobiliária de fora. Invista em produtividade agora mesmo.

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