Tanto o Android quanto o iOS são sistemas operacionais de alta qualidade e que têm muito a oferecer aos seus usuários. Mas, se é preciso escolher um deles, a decisão vai variar de acordo com o que você precisa que seu smartphone ou tablet seja capaz de fazer. Por isso, vamos apresentar aqui as características de cada um deles para acabar com suas dúvidas sobre isso de uma vez por todas.

iOS: para quem quer segurança

A Apple é a preferida de muitos, e isso não tem a ver com o sistema operacional a princípio, e sim com a marca em si. Mas, falando em iOS, é inegável que a mesma confiabilidade do sistema presentes nos computadores da Mac pode ser encontrada no iPhone e iPad (sem falar no iPod). O sistema iOS é potente, fácil de usar (depois que você se acostuma com ele) e esbanjam segurança, já que a Apple investe muito nisso.

No quesito aplicativos, o iPhone é geralmente o primeiro a ter novidades desenvolvidas para ele, por ter um sistema operacional único, o que torna a vida dos desenvolvedores mais fácil. Esses aplicativos também são instalados de forma que, caso falhem, não congelem o aparelho da Apple como um todo, coisa que acontece com o Android.

Por outro lado, o iOS não aceita muita customização, e você, basicamente, não pode moldá-lo para atender necessidades específicas, já que tudo precisa da aprovação da Apple para ser feito.

Novidades tecnológicas também chegam a passos um pouco mais lentos do que nos equipamentos Android e, geralmente, implicam na compra de um novo iPhone ou iPad, com data e preço escolhido exclusivamente pela marca.

Android: para quem gosta de customização

Já os smartphone e tablets com sistema Android são bastante moldáveis – desde a tela até o controle do sistema em si – e podem ficar com a cara do dono. O sistema também não é complicado, mas pode variar bastante em cada marca, já que não existe um padrão específico. Por isso, geralmente quem compra Samsung, torna-se fiel à empresa, e pode achar os aparelhos HTC coisa de outro mundo, por exemplo.

Apesar de ser atualmente desenvolvido pela Google, o Android é um sistema com tecnologia livre, o que significa que ninguém é dono do código-base. Isso amplia a concorrência e, consequentemente, torna os preços mais baixos. E essa é uma das razões pelas quais os aparelhos Android são campeões de vendas no mercado brasileiro de dispositivos móveis.

Inovações também são disponibilizadas com frequência alta, já que o número de empresas e desenvolvedores envolvidos com o Android é imenso. Mas, o lançamento de novos aplicativos acaba acontecendo após o mesmo (ou algo similar) já ter sido liberado para o Iphone, pois, dada à diversidade de versões disponíveis do Android, o processo fica mais trabalhoso.

E então, o que é mais importante para você, corretor? Controle sobre o sistema, preço, segurança? Pense nisso e escolha o sistema operacional que vai atender melhor àquilo que você mais precisa.

Comentários

comentários