Multi-tasking businesswoman

A criação de um vínculo forte com o cliente é um dos segredos para o sucesso de uma negociação. O acompanhamento, ou follow up, é um procedimento que exige dedicação por parte do corretor de imóveis, mas que, se bem executado, pode garantir mais do que a venda do momento. A tendência é que a atenção dispensada ao cliente leve a uma fidelização, o que fará com que o corretor seja lembrado para futuras negociações.

São muitas as táticas que podem ser adotadas. A preocupação primordial é não se tornar inconveniente. Nem tampouco repetitivo. A cada contato com o cliente, o corretor deve se certificar de que tem um fato novo a apresentar. Outro ponto fundamental é sempre se mostrar disponível para sanar qualquer dúvida do cliente. O bom corretor também deve retornar rapidamente uma ligação. Nesses pequenos gestos, o profissional mostra o quanto o cliente é importante para ele.

Atualmente, com o advento e a popularização das novas tecnologias, as possibilidades de contato se tornaram mais amplas. O e-mail é uma plataforma que pode ser bem eficaz.

Trata-se de um bom meio para informar o cliente sobre imóveis interessantes ou mesmo passar dados a respeito da região de preferência dele. O fundamental é que, de fato, essas informações tenham alguma utilidade prática para o cliente. Enviar apenas propaganda fará com que o interessado pare de ler os e-mails.

O acompanhamento do cliente será tão eficiente quanto maior for a quantidade de informações disponíveis. Portanto, um follow up bem-sucedido começa desde o primeiro bate-papo. O corretor deve possuir sensibilidade para traçar um perfil do cliente, baseando se não só no que ele diz, mas também naquilo que muitas vezes não é falado. Desse modo, quando houver contato com o cliente, este não se sentirá apenas mais um na lista, pois o envio de informações será feito de forma bem específica.

O corretor bem-sucedido sabe que o acompanhamento não termina com a conclusão do negócio. Manter o contato não é importante apenas para uma futura venda para esse mesmo cliente. Fazer com que seu nome seja sempre lembrado pode render preciosas indicações de um cliente satisfeito, ampliando a rede de contatos do corretor e, consequentemente, a chance de fechar novos negócios.

Muitas imobiliárias já adotam a tática de promover uma festa de inauguração, quando entregam as chaves para os moradores de um novo conjunto residencial. O evento normalmente acontece na área de lazer do próprio empreendimento. Além de associar a instituição a um momento de grande alegria do cliente, ainda promove a integração entre os futuros vizinhos. Uma excelente prática de pós-venda.

Comentários

comentários