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Dezembro é tempo de comprar presentes, armar a árvore de Natal e de cuidar dos preparativos da ceia com a família. Isso sem falar nas inúmeras festas de confraternização que você tem que participar.

Em meio a tanta coisa para fazer, é natural que o trabalho fique meio de lado, mas tome cuidado para não esquecer de alguém muito especial: o seu cliente.

O fim de ano é uma excelente oportunidade para estreitar laços com seus clientes, oferecendo pequena lembranças e votos de boas festas. Por isso, lembre-se de incluir na sua lista de tarefas:

1 – Cartões impresso de Natal e Ano Novo

Seus clientes preferenciais e atuais devem receber cartões impressos de boas festas. Envie um modelo assinado de punho (nada de assinatura fotocopiada) para o endereço comercial deles, ou para o residencial, a depender do caso.

Como muita gente viaja, lembre-se de postar o cartão de modo que este chegue até a última sexta-feira antes da semana de Natal (no caso deste ano, dia 19 de dezembro), ou faça a entrega em mãos por meio de empresa especializada neste tipo de serviço.

Escreva uma mensagem que atenda bem a pessoas de qualquer religião e estilo de vida. Procure por algo motivacional e positivo, focado nas novas oportunidades criadas por um ano novo. Ou, simplesmente, use cartões fabricados por ONGs e reforce a responsabilidade social do seu negócio.

2- Brindes

Seus clientes mais especiais devem receber algo além do cartão. Selecione mais de um tipo de brinde, assim você terá maiores chances de agradar a todos os seus clientes, mas evite presentes ostensivos ou exageradamente criativos.

Chaveiros para as chaves do imóvel novo, agendas, canetas, calendários são brindes óbvios. Evite flores, produtos de uso pessoal e outros itens que possam ser mal-interpretados.

Ah, e verifique bem as suas anotações de CRM antes de escolher os brindes, para não cometer a gafe de mandar chocolates para um cliente em tratamento contra Diabetes, por exemplo.

3 – Sites, Blogs e Redes Sociais

Seu site, blog e perfis em redes sociais devem ter um toque de boas festas nessa época do ano. Vale investir em banners, imagens comemorativas, artigos específicos, e posts especiais para a data.

Como você, provavelmente, também estará de férias, programe a publicação automática dos posts nas redes sociais para as datas de seu interesse – na véspera de Natal e de Ano Novo, por exemplo. Para isso, use ferramentas online especialmente criadas com esse objetivo, como o Hootsuite, Sprout Social e Hubspot.

4 – Aviso de férias

E falando em férias, não se esqueça de avisar aos seus clientes por quanto tempo você estará indisponível. Faça isso com antecedência e mais de uma vez, se achar preciso. Ainda assim, haverão alguns desavisados procurando por você, por isso cadastre respostas automáticas para seu e-mail e mude a mensagem de voz de seu telefone. Estas devem explicar a sua ausência e informar quando você estará de volta ao batente.

Além dos seus clientes, seus parceiros e jornalistas (para quem tem contato com a mídia) não podem ficar de fora da sua lista de cartões e brindes. E, com tudo isso em dia, você poderá aproveitar suas férias com toda a tranquilidade, e a certeza de que já plantou a sementinha do sucesso para o ano que vem.

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